Nova Zelândia II - Viagem ao Redor do Mundo do Vinho, 2007

O que segue nos próximos relatos e fatos é exatamente o que inclui em meu blog anterior: http://wineworld.spaces.live.com/
A idéia de trazer para este novo espaço é para manter as informações em um lugar somente.
Não revisei ou alterei nenhum comentário ou idéia, pois creio que cada experiência tem seu momento particular.
Talvez hoje tivesse outras opiniões sobre alguns assuntos, mas, aquelas que aqui reproduzo pertencem a aquele tempo.
Nesta 8ª parte relato minha primeira experiência na ilha norte de Nova Zelândia em abril de 2007.

Clique nas fotos para ver o 'slide' de cada visita.

Villa Maria Estate

De volta a Auckland, depois viajar um pouco por Bay of Islands - uma linda parte do país, em seu extremo norte - fiz meus planos aproveitando meu tempo restante na maior cidade da Nova Zelândia e visitei uma vinícola próxima a Auckland, em Mangere.

A primeira coisa que chamou minha atenção ao entrar na propriedade; após uma caminhada curta desde a cidade de Manere; foi um aviso de que um role dos pássaros ocorria e isto significava que alguns tiros poderiam ser ouvidos. Não se proíbe o uso deste sistema de role, desde que não se mate nenhuma raça protegida tal como o Kiwi, entretanto, a uva não parece ser alimento do favorito desta espécie.

A propriedade tem uma localização única: dentro da cratera de um vulcão velho de 20.000 anos.

George Fistonich, um dos inovadores da indústria de vinho de Nova Zelândia, iniciou Villa Maria em 1961, em uma garagem de Mangere. Hoje é a terceira maior companhia de vinho da Nova Zelândia.

Fazem parte do negócio vinícolas localizadas em Esk Valley e Hawkes Bay, e também uma grande perto de Blenheim (Marlborough).

A visita inicia pelo showroom e continua através do novíssimo edifício ganhador de prêmios e que foi projetado para utilizar ao máximo os recursos naturais, tais como o uso da luz natural e da brisa fresca. O negócio usa alta tecnologia e tem algumas técnicas que parecem ter sido introduzidas pelo “Mundo Novo”.

A vinícola adotou de uma filosofia de “100% tampa de rosca” que são usadas em todos seus vinhos.

Os vinhos são etiquetados para suas características, como:
Single Vineyard - escolha os vinhos do vinhedo que estão criados dos vinhedos da qualidade excepcional quando as condições da colheita permitem que estes locais expressem inteiramente suas características individuais;
Reserve - somente os vinhos da qualidade excepcional são concedidos a designação "reserva" que maturam na adega;
Cellar Selection - uma ênfase na qualidade de fruta e na manipulação mínima resulta em vinhos resultando em intensa fragrância, elegantes, bons para acompanhar comida.
Private Bin - estilo de sabor generoso. É o vinho mais exportado da empresa.

Foi uma experiência agradável visitar uma vinícola da Nova Zelândia onde Neozelandeses são os responsáveis, em um tipo de atividade em que o capital externo de grandes companhias usualmente dita o negócio.

A Villa Maria é grande sim, e é orgulhosamente nacional.

Colheita na Stoneyridge

Mais uma vez, voltei a ilha mágica de Waiheke. Após ter recebido uma chamada de Chris para juntar-me ao grupo de colheita e para pôr minhas mãos em algumas uvas, eu reservei albergue por dois dias na ilha e tomei meu rumo no dia seguinte.
Era uma quarta-feira bonita e ensolarada e, nos encontramos em Stoneyridge as 9 horas para a colheita. A equipe era muito diversa e eu encontrei locais, mochileiros e aventureiros em geral. Após uma explicação do que exatamente estávamos buscando: apenas as uvas saudáveis - nós começamos colher das mais melhores videiras as uvas que seriam usadas produzir o vinho mais caro do país (Larose), assim, se você tiver a oportunidade de degustá-lo (Larose, 2007), saiba que foi feito com um pouquinho de minha ajuda. Nós trabalhamos duramente durante 8 horas, com um intervalo para almoço e um pouco de descanso e, após o término da colheita, um muito merecido copo de vinho.

Foi uma experiência curta e boa e, mais uma vez, aprendi um pouco mais.
Eu fui agraciada com duas garrafas do vinho Airfield, que e utilizei – parcialmente - para celebrar a Páscoa e bebi bem vagarosamente para prestigiar o trabalho do qual resultou.

Baía de Hawkes

A Baía de Hawkes é a segunda maior região na viticultura do país e tem uma respeitada história de 100 anos. Apresenta topografia variada e com larga escala de tipos do solo, produz uma diversidade considerável de estilos do vinho nesta grande região. Há 22 categorias de tipos do solo nas planícies de Heretaunga sozinha. Os períodos de maturação de uma única variedade da uva podem variar em até três semanas entre o quente solo pedregoso de Gimblett Road aos altos vinhedos, mais frescos, da região central Baía de Hawkes. Chardonnay é a variedade mais extensamente plantada, mas as longas horas de luz do sol atraem uma porcentagem elevada de variedades da uva preta tais como Cabernet Sauvignon, Merlot, Cabernet Franc e Syrah, também como o Pinot Noir. Sauvignon Blanc é a outra principal variedade branca, complementada por Pinot Gris, Gewürztraminer, Riesling, Semillon e Viogner, encontrado também. É um ótimo lugar par visitar-se vinícolas; com 32 destas abertas ao público; situado na vizinhança das cidades de Napier, Taradale, Flaxmere, Hastings e Havelock North.
Informação extraída principalmente de: Web site http://www.nzwine.com/regions/ e Guia de Vinícolas da Região.

Church Road Winery

Eu cheguei em Napier (Baía de Hawke) uma charmosa cidade de estilo Arte-Deco, em 17 de abril e, aproveitei o dia seguinte para explorar o lugar e sua história.

O caráter de anos 30 não é uma coisa ocasional, ele foi escolhido como uma nova face à cidade que foi destruída quase completamente em 1931 por um terremoto.

Depois de uma jornada curta de carro, desde o centro da cidade, cheguei a Church Road Winery acompanhada de minha Austríaca parceira de viagem, Mirian, uma austríaca, que não estava tão interessada em vinho quanto eu - não bebeu um único gole - mas acompanhou-me na visita de qualquer forma.

A vinícola é um das mais antigas na baía de Hawke, fundada em 1897 pelo irmão Marista Bartholomew Steinmetz. O então assistente de Steinmetz, no ano de 1960, Tom MacDonald, elaborou uma série de vinhos baseados em Cabernet Sauvignon - uma realização comemorada no vinho tinto de qualidade superior, chamado simplesmente "Tom".

Os vinhos da Church Road mostram uma influência francesa, parte devido a um longo relacionamento com a Cordelier, de Bordeaux. A produção não enfatiza os sabores preliminares da fruta, é elaborada visando ser uma boa parceria para comida e ter complexidade. A visita foi extremamente interessante. Além de degustação grátis, os visitantes que quiserem pagam NZ$10 para excursionar na vinícola, ver a adega imponente de “Tom MacDonald” e para visitar um museu subterrâneo do vinho com as relíquias e as antiguidades que datam à Idade do Ferro. O museu é o primeiro de seu tipo em Nova Zelândia, com uma viagem interessante pela história e as técnicas da viticultura, situado nos compartimentos subterrâneos, um dia usados como barris de concreto, a vista recria as antigas técnicas de elaboração de vinho.

Ao excursionar pela vinícola podemos observar alguns trabalhos serem feitos - nesta que a época de maior trabalho do ano. Entretanto, todos continuaram seus afazeres, incluída a equipe dos vinicultores que experimentavam amostras dos barris, e pela entusiasmada conversação, pareciam estar aprovando o que estavam provando.

Nos jardins da propriedade encontrasse um grande anfiteatro natural onde anualmente ocorrem concertos de jazz, que usualmente atrai até 8000 pessoas.

Na sala de degustação nós provamos diversas amostras dos vinhos, todos muito leais ao estilo tradicional da vinícola, incluindo Sauvignon Blanc Cuve 2005, que tem 9 meses de carvalho e esta nadando contra a corrente do estilo do Kiwi.
A maioria dos vinhos brancos repousou em seus depósitos (borras), agregando um sabor de torrada, que parecem ser uma prática na região.

Seus tintos não decepcionam e entre eles meu favorito foi um Malbec 2003, Cuve (provado também por um argentino, que estiva no grupo e não fez nenhum comentário), que tem algumas notas de chocolate, bom balanço dos taninos e era maravilhoso.

Como eu vi algumas das uvas que ainda nas videiras, esperando a colheita tardia, eu me ofereci para ajudar fazê-la, mas sua equipe estava completa. Então eu juntei me a minha parceira de viagem, que estava estava entediada de esperar minha longa excursão pela vinícola, mas fui amável concordar mais com a uma visita - o que não era difícil considerando que a vinícola seguinte (Mission) era logo ao lado. Assim, lá fomos nós.

Mission Estate

Nós chegamos na vinícola em um espaço curto de tempo, porem perdemos o horário da visitação, mas acredito que uma excursão ao dia é o suficiente - Então, tudo tranqüilo.

A Mission é o produtor mais antigo de vinho da Nova Zelândia (fundado em 1851 pelo sacerdote francês Lampila, todavia em local diferente) situa-se nas inclinações ensolaradas do subúrbio de Napier, em Greenmeadows. Faz parte da propriedade um prédio gracioso de estilo colonial – que foi anteriormente um seminário católico. Estabelecida para fornecer vinho sacramental - e o vinho para as refeições dos Maristas, a vinícola teve foi administrada para mais de um século por sacerdotes e irmãos.

A propriedade é linda, oferecendo várias opções para eventos, o que tem sido uma característica constante dos estabelecimentos que tenho visitado país, onde o negócio tem uma cara multifuncional. Os vinhos, feitos pelo enólogo Paul Mooney, tem sua matéria-prima dos vinhedos de diversas localidades da baía de Hawke e representam uma mostra dos estilos da região.

Eu experimentei uma grande variedade de seus vinhos e a maioria deles são bons. Para seus melhores exemplares, há a indicação de origem - uma outra similaridade que Nova Zelândia tem com "o velho mundo", como o cascalho de Gimblet, para o Merlot 2005 e Jewelston para a mistura Cabernet - Merlot 2004.
Um vinho que mostra bem as características da região é o Reserva Syrah 2005 (cascalho de Gimblet), que tem um aroma forte da pimenta.
Como eu demonstrei algum interesse em um vinho de sobremesa denominado "ice wine" (vinho do gelo) ele foi oferecido para que eu o prova-se. Entretanto, na verdade, não é um "ice wine”, pelo simples motivo de que não há clima suficientemente gelado na região para produzi-lo de sua forma natural. Em conseqüência, eles “simulam” esta condição congelando as uvas para produzir o vinho. Eu nunca tive o privilégio de experimentar um legitimo, então decidi assim comprar a "falsificação" e compartilhar com minha parceira de viagem após um jantar que fiz para comemorarmos (ou bebemorarmos) nosso dia, curiosa para saber o que a Austríaca poderia pensar do vinho e ouvir alguns comentários de alguém que vem de um país onde os “ice wines” são naturalmente produzidos.

Miriam pareceu gastar dele, declarando que era "um ótimo ‘ice wine’". Eu ainda não sei o disse apenas para ser amável ou se por gostar de vinhos doces ou porque este era realmente bom, visto que, em minha opinião não tinha nada de extraordinário.

Eis que a curiosidade de provar um “ice wine” foi saciada com o "forjado" – temporariamente.

Gisborne

Localizada no extremo leste do país e o mais próximo da imaginária linha que determina a divisão internacional dos dias, Gisborne possui as videiras que primeiro vem o sol nascer.
A região recebe elevadas horas da luz do sol nas planícies litorais que são protegidas do oeste por uma escala de montanhas. Os solos incluem subsolos arenosos ou vulcânicos com argila de fertilidade moderada. Os vinhedos são situados predominantemente nas planícies.
As uvas crescem na região desde desde os primeiros cultivos, na parte traseira de Manatuke, nos idos de 1850. Porem, coube a Montana (parte agora do grupo internacional Pernod Rocard) conduzir à maneira moderna, que tem cultivado Chardonnay nas planícies que cercam a cidade por mais de 30 anos.
Chardonnay ocupa em torno da metade dos vinhedos de Gisborne, que é considerada a capital do Chardonnay na Nova Zelândia. A outra grande parte do volume é de variedades brancas, deixando as uvas vermelhas uma parte de somente 10%.
Gisborne situa-se na junção de três rios, na borda da única quantidade considerável de terra lisa e, cercada por montanhas.
As videiras em Gisborne têm o título de "primeiramente para ver a luz" no mundo.
Fonte de Informação: http://www.nzwine.com/

Martinborough

Wellington é o nome oficial para a grande região que ocupa a seção do sul da ilha do norte.

Wairarapa, no lado oriental mais baixo da região, é o único distrito do vinho de Wellington. Martinborough, além de ser uma cidade, é também a área conhecida como a mais antiga e de melhor vinho dentro da região de Wairarapa.

Wairarapa - que em Maori significa ‘lugar de águas brilhantes’, é o lugar para vinhos boutique no país, propriedades pequenas sob comando familiar, de fabricantes apaixonados por vinho e generoso sol, focalizadas em produzir mais qualidade que quantidade, rendimentos relativamente pequenos permitem aos viticultores se dedicarem a elaboração de vinhos superiores. Localizada em um terraço de um antigo rio, com profundidade e livre drenagem, Martinborough tem baixa precipitação de chuva, verões quentes e um outono longo, seco. É a consistência do outono da região que se acredita fornecer contrapeso para os dias quentes (que desenvolvem a maturidade) e das noites frescas (que equilibram a elegância).

Os vinhos da região são considerados com boa concentração, textura e excelente profundidade, devido aos níveis baixos de produção e às qualidades originais do solo e do clima da área.

Pinot Noir é a mais plantada e certamente a mais aclamada variedade da região. O sucesso do Pinot Noir de Martinborough tem conexão direta com o desenvolvimento rápido desta.

Oficialmente, sexta maior região produtora da Nova Zelândia, Wellington é pequena em termos de produção porem com grande contribuição à reputação da qualidade vitivinícola do país.
Informação extraída de http://www.nzwine.com/regions/ e do Guia de Wairarapa 2006/7.

Alana Estate

Martinborough esta a uma curta distância de Wellington, cerca de uma hora de trem.
Peguei o trem no centro da capital do país e as 10:20h estiva em Featherson, pronta a juntar me ao grupo do passeio turístico a região do vinho.
Como chegamos um pouco antes do horário que as vinícolas abrem suas portas ao público, nós fomos convidados a tomar um café em um lanchonete local - o que caiu muito bem como um “despertador”.
O grupo era em sua maioria de australianos, com exceção da guia: uma senhora nativa que esta no negócio por 7 anos; e de mim – obviamente.

A primeira propriedade que visitamos foi Alana.
O estabelecimento foi construído em 3 níveis, aproveitando-se do declive do terreno e a gravidade para dividir os processos de fabricação por níveis, utilizando-se do piso superior para o início do processo e o final para sua finalização.Os vinhos apresentaram-se no estilo que se esperaria na Nova Zelândia. Aparte do Sauvignon Blanc 2006 que apresenta o sabor de seus depósitos naturais (borras), diminuindo assim o sabor frutado.
O Pinot Noir, Taupapa, 2004 teve um sabor de geléia de morango e tem potencial para envelhecer bem.
O empreendimento todo dá uma atenção especial a “boa mesa” e o cardápio do restaurante é elaborado com características para complementar os vinhos.É também um bom local para um lanche, onde sempre se esta rodeado pelas videiras e as flores, estas também muito úteis para distrair insetos e mantê-los longe do que realmente importa: uvas.

Muirlea Rise

A segunda visita em Martinborough foi um bom exemplar da região.
Muirlea Rise é uma pequena vinícola fundada por Willie Brown, um antigo comerciante que tornou-se vinicultor, e que é administrada agora por seu filho Shawn.
Shawn tem um senso de humor de sua origem escocesa, o que fez nossa visita muito divertida.

Ele compartilhou conosco seu interesse pelo o vinho, que somente descobriu apenas depois que seus 30 anos - como acontecem para a maioria de nós todos.
Depois que seu pai faleceu, Shawn assumiu o negócio e está mantendo vivo o que era para o seu pai uma grande paixão: "acredito que cada única fileira das videiras tinha próprio nome" - Shawn disse referindo-se do entusiasmo de seu pai, ao mostrar os vinhedos e ao explicar sobre as técnicas empregadas, enquanto pássaros constantemente voavam em bandos como cenário de fundo.

Em um lugar pequeno e simples, nós provamos os vinhos, todos tintos e não filtrados do estabelecimento. Entre eles um Pinot Noir 2000; Cabernet Blend 2001 e o Mareth 2001 (estilo do corte de Bordeaux). Todos vinhos apresentam um bom equilíbrio, boa finalização e, a última amostra eu guardaria pacientemente por alguns anos mais para revelar toda sua beleza.