Não basta ter um bom produto, há que saber vendê-lo.

Este mês completo um ano e nove meses na Argentina, país que elegi para aproximar-me mais minha carreira da vitivinicultura.

Seguramente estes meses foram muito enriquecedores profissionalmente, com experiências que acredito que não teria oportunidade de participar por outras bandas.
Meu momento na Argentina coincidiu com um período crucial para a vitivinicultura nacional, como a importante consolidação de sua ‘marca país’ e crescimento de exportação para diversos mercados.
Sinto que estive no lugar certo e na hora certa.

Com a crise vivida por todo o globo no ano de 2009, alguns países foram mais prejudicados e, outros favorecidos. – A crise gera oportunidades.
A vinicultura argentina foi uma das mais favorecidas com a redução do poder aquisitivo de muitos países, principalmente os Estados Unidos e Canadá.
Os vinhos de preço mais acessíveis e boa qualidade caíram como uma uva ao paladar e bolso destes países do Norte Americano.

Porém, eu creio que de nada seria de um produto sem a devida divulgação.
Várias são as organizações que trabalham para a promoção da imagem Argentina no exterior e, algumas que dedicam-se ao vinho, em trabalhos de grande validade e que fazem toda a diferença.
Em diversas oportunidades eu participei de atividades organizadas por algumas destas instituições. Das quais destaco Wines of Argentina e a Área Del Vino, as quais eu acredito que contribuem imensamente para a área comercial do vinho nacional.

BONS EXPEMPLOS
Wines of Argentina é uma entidade integrada por mais de 190 vinícolas de todas as regiões vitivinícolas do país, que representam aproximadamente 95% do total das exportações de vinhos argentinos. Atualmente prestam serviços a vinícolas associadas de todas as regiões produtoras do país (desde Salta até Patagônia, incluindo Buenos Aires), para que possam promover seus produtos mundialmente.
A entidade destaca como sua missão: “Contribuir para o êxito global da indústria vitivinícola argentina através da construção da marca “vinho argentino”, procurando elevar a percepção positiva no mercado, nos formadores de opinião e nos consumidores.”

Realizam diversas atividades, tais como:
1. Feiras, tours, e atividades no exterior;
2. Degustações organizadas pela Wines of Argentina na Argentina e no exterior;
3. Missões inversas, tais como convite a jornalistas de destaque ou personalidades do meio para conhecer nosso país, suas zonas vitivinícolas e vinícolas.”

O primeiro passo para o que é hoje a instituição surgiu em 1993, no âmbito da Associação Vitivinícola Argentina, cria-se o "embrião" da atual organização: "Argentine Top Wines", uma agrupação integrada por pouco mais de uma dúzia de vinícolas exportadoras, com vinhos de alto reconhecimento no mercado local e um incipiente conhecimento em alguns centros do exterior.
Dois anos depois, em 1995, assina-se o “Acordo para a Promoção de Vinhos Finos Argentinos no Exterior”, formando parte o Governo Nacional e Provincial (Cancillería de la Nación, Fundación Exportar, Pro Mendoza e “Promex” do Ministério de Agricultura), e todas as vinícolas exportadoras da Argentina e, decide-se utilizar uma marca-país do setor para começar a difusão em eventos e férias internacionais. Surgindo assim, a "Wines of Argentina".
Seu atual presidente é Alberto Arizu, (Leoncio Arizu S.A. - Luigi Bosca), quem assumiu a tarefa em abril deste ano, substituindo Susana Balbo (Dominio Del Plata S.A.) que atualmente colabora como Vice-Presidente.

A Área del Vino é uma empresa que nasceu em Mendoza em 1998 e atua nas áreas de Comunicação, Formação e Consultoria. Sua missão é prestar um serviço integral que auxilia os empresários a tomarem melhores decisões de negócios.
Como parte de seus produtos estão o site Areadelvino.com; que é um canal de comunicação que visa criar um ponto de encontro onde todas as partes interessadas da comunidade do vinho, possam informar-se e capacitar-se, objetivando aumentar a eficiência do setor; e também o site WineSur.com que tem objetivos similares ao anterior, porém em uma versão original em inglês, com foco na comunidade do vinho de uma maneira mais global.
Seu atual Diretor é Javier Merino e a equipe é formada por profissionais de distintas áreas.

Destaco o trabalho destas duas instituições, como bons exemplos de que a união faz a força, inclusive para os que competem entre si.

Claro que como em qualquer negócio existe a rivalidade, mas creio que a indústria do vinho argentina vem provando que os interesses coletivos podem vir de encontro aos individuais, beneficiando a área como um todo e, as empresas que destas ações participam.
Para exemplificar com atuações este trabalho, menciono uma recente iniciativa da WineSur: o Concurso “My Wine Story, el secreto detrás de cada botella” (A História do Meu Vinho - o segredo escondido em cada garrafa).

WineSur lançou este concurso, visando contar as histórias de cada vinho, aproximando-os dos consumidores 2.0 (assim chamados aqueles que usam a internet de distintas maneiras e com grande freqüência).

A idéia é que as vinícolas apresentam a história dos seus vinhos, de uma maneira nova, divertida e original, em 100 palavras. Por exemplo, como surgiu o vinho, a origem de seu nome, significado, etc. O objetivo final é que os consumidores ao redor do mundo possam conhecê-las e eleger sua preferida através de uma votação on-line .

A vinícola vencedora, além de promoção internacional dos seus vinhos, vai ganhar a criação, publicação e atualização de um micro site na WineSur durante um ano.

Esta campanha demonstra um pouco o empenho para sincronizar interesses, sem perder o foco no consumidor e, de uma maneira dinâmica valorizar sua interação.

Obviamente que não basta ter um bom produto, há que saber vendê-lo e, seguramente a recíproca também é verdadeira.
A viticultura argentina tem demonstrado que está atenta a ambos.

Um grande aprendizado tem sido minha experiência por estes pagos.
Mas, agora, é hora de focar a atenção em outra grande experiência; a qual iniciarei muito em breve; meu Turismo Gourmet Sem Frescura, uma viagem por alguns dos países Andinos onde a temática principal é a gastronomia e o vinho - na falta deste último, equivalentes serão utilizados.

Para aqueles (meus amigos 2.0) que queiram acompanhar esta trajetória, informo que lhes manterei informados via Facebook, Twitter, Blog, Energia Cósmica... das experiências mais interessantes e publicáveis de minha viagem.

Bem, chegou a hora de começar a agilizar os preparativos para viagem, que levará tempo incerto, mas tem data para iniciar.
Espero em breve, compartir aqui minhas experiências e ter muita estória boa para contar.

Até breve!
Marcia Amaral