Degustado: Clemen Reserva 2010, Vinho Verde

Não pense que Vinho Verde é verde... Ainda que seus jovens brancos demonstrem uma tonalidade um pouco esverdeada, há também os tintos, rosés e espumantes.
Vinho Verde é um vinho produzido exclusivamente na Região Demarcada dos Vinhos Verdes, localizada no Noroeste de Portugal. Constitui uma denominação de origem controlada cuja demarcação remonta a 1908, para vinhos jovens no Noroeste de Portugal, entre o Rio Minho e o Rio Douro. O vinho verde detém a segunda maior quota do mercado português.



Recentemente degustei um exemplar da região com aromas que lembram frutas frescas como pera e pêssego branco e também flores brancas; na boca é macio, mineral, com uma acidez suave e se repetem as frutas e, com uma leve efervescência - tudo bem característico do Vinho Verde, mas com uma qualidade muito superior a alguns de seus conterrâneos.
Clemen Reserva 2010

Vamos às apresentações...
Produtor: Quinta das Touquinheiras
A Quinta é uma propriedade de nove recatares, em Melgaço, sub-região dos Vinhos Verdes (veja no mapa). O manejo das vinhos e da e da adega é sempre feito com esmero. A alta qualidade das uvas combinadas a vasta experiência de Anselmo Mendes (um dos conceituados enólogos de Portugal), resulta em vinhos de excelente qualidade.
Esta adega produz actualmente os vinhos Touquinheiras Alvarinho e Clémen (Alvarinho e Trajadura), assim como Aguardente de Alvarinho.

Clemen Reserva 2010


Vinho: Clemen Reserva* 2010, Vinho Verde
É produzido com duas uvas nobres da região do Vinho Verde.
Nota: * “Reserva” é menção ao vinho acondicionado em garrafa de vidro,
com a indicação do respectivo ano de colheita, que apresente características
organolépticas destacadas, um título alcoométrico volúmico adquirido
superior, pelo menos em 0,5% vol. ao limite mínimo legalmente fixado.

Ficha Técnica
País: Portugal
Região: Vinho Verde
Uva: Trajadura (50%), Alvarinho (50%).
Teor alcoólico: 11.5%
Reconhecimentos: Commended Medal, IWC, Londres 2011
Importador: Hestia Gourmet