Viña Emiliana, Chile - Turismo Gourmet Sem Frescura X

Nada melhor do que relatar a visita à uma vinícola "verde" no Dia Mundial do Meio Ambiente.

Era primavera; em sua mais bonita expressão entre os vinhedos chilenos; e minha expedição do Turismo Gourmet Sem Frescura se aproximava do fim quando visitei a Viña Emiliana - a qual não poderia estar mais naturalmente bonita que neste momento do ano, cercada de flores, e a vida que dias como estes costumam estar cheios.



Viña Emiliana localiza-se na Ruta 68 no Vale de Casablanca, pela qual se tem acesso à Viña del Mar desde Santiago.
Este ano a empresa ganhou o reconhecimento como Green Company of the Year pela prestigiada revista Drink Business em seu GREEN AWARDS 2012.
Não é difícil identificar o porquê: a natureza e sua preservação está visivelmente integrada à vinícola e seu trabalho.
Logo na entrada, pelo acesso de chão-batido à vinícola, é possível ver caixas coloridas de colméias.

Uma residente refrescando-se na sombra dos parreirais.
Flores, chás e ervas convivem harmoniozamente com as videiras.
Em uma visita informativa, participativa e descontraída, os processos de elaboração, orgânico e biodinâmico, foram ilustrados e explicados. Aqui os resumo de uma forma muito sucinta:


Agricultura Orgânica
Cada uma das nossas vinhas é um verdadeiro reflexo de práticas orgânicas, com base em dois conceitos gerais: promover o desenvolvimento da biodiversidade e da ausência de agrotóxicos (pesticidas, herbicidas, fertilizantes).



Agricultura Biodinâmica
Respeito aos três princípios básicos da biodinâmica, a ciência que teve seu conceito criado pelo filósofo Rudolf Steiner (1861-1925):
1 - O campo é um ser vivo tem um equilíbrio natural, que deve ser mantido fechado nos ciclos de nutrientes, no mesmo campo, e minimizando as entradas para o sistema. Em outras palavras, a intervenção humana não deve alterar o equilíbrio biológico natural do campo, mas deve ter por objectivo preservar o equilíbrio existente.
2 - As plantas são expostas à luz do sol, da lua e dos planetas, que têm ciclos regulares e ritmos. É fundamental entender esses ciclos e suas influências;
3 - Deve favorecer a interação do mineral, vegetal e animal utilizando homeopáticos preparados biodinâmicos.

A vinícola apresenta um vinhedo interativo em seu site onde pode-se conhecer a conjunção de ambos conceitos aplicados no seus trabalhos.

Terminada a exploração pelo território, literalmente verde, nos dirigimos à sala de degustação para confirmar se todo este trabalho vale a pena.

Degustamos três linhas de produtos, dividas pelas suas formas de cultivo, o que deu para perceber a consistência de qualidade em todas:
Reserva (Gestão Integrada)
É uma expressão máxima de terroir da sua classe, uma linha de vinhos de uvas cultivadas sob gestão integrada. Reflete o cuidado das vinhas, através do respeito ao meio ambiente e os ciclos naturais da terra. Corresponde a uma série de cinco cepas de vinhos complexos, com grande caráter.
Vinho:
Emiliana Reserva Especial Pinot Noir 2008
Este intrigante vinho teve o estágio de 20% por 6 meses por carvalho francês, apresenta a combinação dos estilos "Velho Mundo" no nariz e "Nova Mundo" na boca.

Novas (Gestão Orgânica)
Do paciente trabalho de observar atentamente o comportamento da natureza, nasceu esta linha de vinhos produzidos com uvas orgânicas cuidadosamente selecionados dos nossos vinhedos diferentes.
Vinhos:
Este elegante Sauvy passou 5 meses em tanques de aço inoxidável antes de ser encaminhado à garrafa.
Esta safra teve o corte de 63% de Chardonnay e no restante coube a participação de Marsanne e Viogner, as quais estavam sutilmente e deliciosamente presentes.
Novas Syrah 2008
Este foi meu favorito e, aparantemente, subiu de nível na qualificação dos rótulos, pois não há Syrah disponível nesta linha, somente na imediatamente superior: Signos de Origen - uma evolução natural da espécie.

Gestão Biodinâmica
O resultado é sem dúvida excelente.
Vinho:
O nome deste assemblage vem do idioma 'mapudungun', que significa "bosque de carvalhos", árvore a qual está ao redor das vinhas que dão origem.
Sua composição era de  38% Syrah, 21% Cabernet Sauvignon, 21% Carménère, 17% Merlot e 3% Mourvedre, todas uvas provenientes do Vale de Colchagua. Sua guarda no carvalho (francês e americano) foi de 13 meses.
Merecedor de 90 pontos do Wine Advocate (RP) é um dos vinhos 'premium' da Viña Emiliana, a qual faz valer a pena o empenho, compromisso e arrojo em todos os seus vinhos.
Viva a natureza!

Até a próxima no último relato do Turismo Goumet Sem Frescura, saúde!